23 de agosto de 2016


Vitamina D no tratamento da Psoríase e do Vitiligo.

0

03/08/2016 por mariabbadari

Olá Pessoal!! Como venho tentando expor no blog, a Vitamina D tem demonstrado ser a CURA das doenças autoimunes. Para que mais pessoas, e não só os portadores de Esclerose Múltipla, sejam beneficiadas com esse tratamento milagroso, hoje vou falar do uso de altas doses de Vitamina D no tratamento da Psoríase e do Vitiligo.

A Psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É uma doença cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Acredita-se que ela se desenvolve quando os linfócitos T (células responsáveis pela defesa do organismo) começam a atacar as células da pele, aumentando a produção destas e, portanto, levando a uma rapidez do seu ciclo evolutivo, com consequente grande produção de escamas devido à imaturidade das células. Esse ciclo faz com que as células mortas não consigam ser eliminadas eficientemente, formando manchas espessas e escamosas na pele.

Lesões descamativas características da Psoríase

O Vitiligo, por sua vez, é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões são cutâneas, de tamanhos variáveis e hipopigmentadas, que se formam devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

Lesões hipopigmentadas características do Vitiligo

Mas qual é a relação da Vitamina D com essas doenças?

Bom, essas doenças têm caráter autoimune e como já citei em outro post, a Vitamina D é responsável pela regulação de 229 genes em todas nossas células. E, portanto, a deficiência dessa vitamina acarreta na perda de regulação das células do sistema imunológico, permitindo a agressão imunitária contra o próprio organismo. Os indivíduos mais suscetíveis a desenvolverem doenças autoimunes são parcialmente resistentes à Vitamina D. Então, uma vez instalada a doença, doses elevadas de Vitamina D podem compensar a resistência hereditária para os seus efeitos biológicos. Isto é, doses muito altas desse hormônio são necessárias para tornar a doença inativa, não só para compensar essa resistência, mas também para apagar da memória do sistema imunológico a falsa informação de que uma parte do corpo deve ser tratada como microorganismo invasor.

Em vista disso, foi realizado um estudo piloto cujo objetivo foi avaliar a eficácia e segurança do uso prolongado de altas doses de vitamina D no tratamento de pacientes com Psoríase e Vitiligo. Nove pacientes com psoríase e dezesseis pacientes com vitiligo receberam 35000 UI de Vitamina D3, uma vez por dia, durante seis meses, em associação com uma dieta pobre em cálcio e com ingestão mínima de 2,5 L de água diariamente.

Todos os pacientes com psoríase foram classificados de acordo com a “Área de Psoríase e Índice de Gravidade” (PASI) no início do estudo e após o tratamento. Todos os pacientes, com Psoríase e Vitiligo, apresentaram baixo nível de vitamina D (níveis séricos de 25 (OH) D3 ≤ 30 ng / mL) no início do estudo. Após o tratamento, a pontuação PASI melhorou significativamente em todos os nove pacientes com psoríase e quatorze dos dezesseis pacientes com vitiligo tiveram 25-75% de repigmentação. Os níveis de ureia, creatinina e cálcio (total e ionizado) não se alteraram e a excreção de cálcio urinária aumentou dentro da gama normal.

Portanto, esse estudo demonstrou que O TRATAMENTO ALTERNATIVO COM ALTAS DOSES DE VITAMINA D PODE SER EFICAZ E SEGURO PARA PACIENTES COM VITILIGO E PSORÍASE.

Fotos do antes e do depois de dois pacientes com Psoríase tratados com altas doses de Vitamina DFotos do antes e do depois de duas pacientes com Vitiligo tratadas com altas doses de Vitamina D

Não disse que esse tratamento é milagroso?!

Continue acompanhando o blog para saber mais!

Obrigada e até mais

 

Referências:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3897595/http://www.sbd.org.br/https://vitaminadbrasil.org/

 

0 comentários :